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segunda-feira, 18 de dezembro de 2017

Crônica de RPG: Coisas para além da mesa - Satisfação!



O RPG não se isola em um único significado. Ele é um gênero que propicia narrativa e criação. Nenhum desses fenômenos se isola em uma ilha de sentidos! Afinal, a peça não depende de apenas uma atriz, todos os atores precisam agir em sincronia, por vezes até fora do palco... (metáfora boba, quem sabe válida!)
Há tantas coisas na vida que devemos lamentar e tantas outras que sempre lamentaremos. Às vezes basta um pouco de conhecimento e humanidade para sacar que não dá pra sempre estar de boa, tentando ignorar o sofrimento alheio. Mas não é bem por aqui que começo... É algo assim. Porque parece que uma tirada de acerto crítico em sorte tem me ajudado muito.
Uma mesa de RPG é muito especial, talvez mais legal que uma mesa de poker ou dominó... Ou talvez seja demasiadamente inferior. Mas diria que dei sorte - muita! Pelo menos atualmente. Já tem algum tempo, mais de dois anos, talvez quatro, que a mesa que participo é a melhor que já consegui construir com meus jogadores, além de ser o melhor nível de interpretação que conseguimos alcançar, também é em nível de amizade e, principalmente, respeito. Há brincadeiras, troladas, zoações etc. Isso não pode faltar! É parte essencial! Ora, para que servem bardos, o povo-coiote, swashbucklers etc.
Não que antes não tivesse. Contudo, era algo incerto, nem todos pareciam prezar algumas das colunas basilares, e isso afetava a todos os demais, naturalmente.
O urso-coruja é a mascote, totem e brasão da Mes'A. Por quê? Ele junta alguns conceitos a partir da simbologia dos animais que compõem esse amálgama incrível: o urso tem a força e a coruja a sabedoria - duas coisas que talvez os membros da Mes'A não possuam, mas de uma forma ou de outra costumam a procurar, e muitas vezes discutir.
Ela também tem um bocado de fênix! O que ostenta seu recém criado brasão... Tantas vezes "vista" ou agourada para acabar, e ressurgiu, muitas vezes até mais inovadora e ousada, outras vezes a passos lentos se reestruturando e tentando acertar... Vivendo as muitas vidas que o RPG permite.
Não é uma mesa que esteja procurando, ou tenha por fim, publicar alguma coisa ou ganhar dinheiro com o hobby, é uma mesa de pessoas que se compreendem e tentam tirar o melhor de cada num momento onde tudo é possível (... é claro que temos dois projetos já no forno de publicação!). É grandioso ver a contribuição de cada um que hoje faz parte (Briccus, Diegole, Dom R. Tem Festa, Fi'Paar, Gilka, Japa, Lelega, Loucke, Naryga, Papa, Pedrão e Pombo) e de muitos que já fizeram (Alê, Andrinho, Caldo, Charlô, Diegovsky, Gaby, Galúcia, Gih, Gucci, Leôncio, Lukita, Malafa, Paulinho, Pedrinho, Phryscka, Pit, Rob Leto, Ruanito, Oco, Tolla, Toyde, Will, Yukito etc.): em debates e experiências de vida.
Experiência é o que define muito uma mesa de RPG, é por ela que as personagens melhoram, se desenvolvem, aprendem e, eventualmente, tornam-se mais fortes. Os jogadores não ficam mais capazes de causar dano, ou resistir ferimentos, todavia, creio que a atual seleção, com certeza volta para casa com uma lição mais forte: a empatia e a compreensão.
Agradeço a todos por mais um ano de Mes'A! E sigamos enquanto pudermos levar nosso hobby como algo bem importante para nós, afinal se nos faz bem, talvez, seja algo que valha a pena cultivar.


Um comentário:

Unknown disse...

Muito boa essa postagem... Agradeço o convite por participar da mesa... Um grande abraço em todos

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