Pesquisar este blog

quarta-feira, 23 de março de 2011

Sobre MAGO: O DESPERTAR

MAGO: O DESPERTAR
Mago mudou... Não! Mago é outra coisa! Não, também! Mago é outro jogo... Algo assim...
As Tradições que tanto inspiraram e limitaram muitas vezes, agora não existem mais... Ordens, pactos de fidelidade traçados desde de tempos imemoráveis compõem a ligação entre os despertos! As ações, condutas, naturezas místicas não são advindas de um avatar, agora temos as "torres" e as "Sendas" que transmitem as "naturezas" dos despertos... O esoterismo é a chave do entendimento mágico, ainda que um Concílio Livre resista e os Herdeiros do Trono Superno lutem para que tudo continue oculto aos olhos da maioria, o misticismo advindo de Atlântida é a grande raíz das origens mágicas - abstração e realidade se mesclam nos contos sobre o nascimento dos magos...
Para muitos, o sistema de magia se tornou extremamente complexo e limitador, para outros permite maior controle por parte dos Narradores e limita o poder inventivo de cada jogador... É certo que a magia é diferente, ainda que alguns Arcanos sejam semelhantes às Esferas, não confundam, colegas narradores, são forças e conceitos diferentes: Morte e Sorte e são conceitos bem mais limitados que o de Entropia... Espaço é um conceito bem mais amplo que Correspondência! Espírito é bem mais limitado...
A Mana dos jogos de cartas e de D&D adentra ao Mundo das Trevas: Quintessência pra quê? Paradoxo? Não! Paradoxos! E mais poder limitador para o Narrador! O que os jogadores ganham com isso? Nada de Tecnocracia! E mais intriga entre as Ordens e grupos de Magos... Cadê o/a Arete?! Agora temos a Gnose! Parece tudo muito novo e estranho... E de fato é!
Perca-se nas mais de 100 páginas sobre Magia! Mas prepare-se para o novo conceito de Tremere! Regojize-se com os Legados que simulam as classes de D&D: até com habilidades favorecidas!
O "novo" Mago é melhor? Bom... Não é ruim, é bom... Mas...
É outro jogo...

Um comentário:

Unknown disse...

Excelente texto, mas o que fizeram com os sistemas antigos e clássicos? Sou narrador de Mago tem mais de 10 anos, e confesso que esse sistema novo é algo... enfim... novo. Não estou pronto ainda para narrar nesse novo Mundo das Trevas. Não estou pronto para narrar Mago: O Despertar. Ótimo trabalho no site.
Alksindrs Lima

Contatos