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Crônicas de Changeling: O Sonhar


Saga: "A VINDITA DOS SEMPITERNOS";
Cenário/Sistema: CHANGELING: O SONHAR (Brasil, 1996);
Campanha: "AS BURLAS DE OUTRORA";
Crônica: "MENSURAÇÕES & DIAFANEIDADES";


Sessão 01: "Espelho" - O grupo teatral Macumbas & Macunaímas se reuniu por um acaso. Seus changeling são distintos em diversos níveis, e receberam uma função que os fará atravessar o Império das Palmeiras onde canta o Sabiá. Saídos do Reino dos Rios Gigantes, regido pela Princesa Louçã, eles partem para cumprir a demanda do Rei dos Sonhos...



Sessão 02: "Hamlet" - Edmar Assis, o produtor do grupo teatral Macumbas & Macunaímas, sugere uma adaptação de cangaço para "Hamlet", o diretor Aldo César Valente, um Nocker Unseelie (que por enquanto age mais próximo de um Seelie, não diferente de outros que serão apontados!) acata a sugestão, e com a ajuda de Santo Arraes "Avohai", um Eshu Unseelie (por ora com muito tempero Seelie!) começam a preparar o espetáculo em Imperatriz, sul do Maranhão. Ana Pinheiro, uma Sidh Seelie (e age como uma!), se encarrega de adaptar para forró e baião seu repertório, ela faz o preâmbulo musical das peças. Demian, um uruguaio Slugha Seelie (bem com jeito de um!), ajuda como pode, ele atua. Os séquitos e os sonhadores acompanham a trupe que possui algum reconhecimento no Pará... Os Changeling elaboram uma forma de atrair os três guardiões do Reino do Sonhar, mas no desenrolar atraem uma rara quimera, a Negrinha de Monteiro Lobato, que a partir do que viu na peça apaga a chama da vingança e volta ao sonhar... Erik Williams, um feiticeiro e reconhecido caçador de fomori, chega a Imperatriz depois de descobrir que o Sonhar está mudando, ele promete ajudar a trupe.



Sessão 03: "Idas e vindas" - Em Campina Grande, a trupe recebe a notícia da partida de Ana, mas também da chegada de Stevie, um Pooka. Astolpho Asturina, conselheiro do rei Andalécio de la Rossa, chega à cidade para averiguar as ações da trupe, a jovem Galinda, uma encantada, se dispõe a ajudar. Doran, outro Fenian, se junta ao grupo também. Mathew, o mensageiro do Rei dos Sonhos, um corvo, traz uma mensagem para Júlio, Erik, Doran e Stevie; eles devem convencer o Coríntio a regressar ao Palácio dos Sonhos. Aldo, Avohai e Demian vão até uma clareira na antiga catedral de Santa Tereza. Lá, encontram pistas do portal comentado por Galinda, e se deparam com Caim e Abel. Com certo custo descobrem que uma das quimeras perdidas está aí; o Pégaso.



Sessão 04: "As penas" - Erik, Dorian, Stevie e Júlio vão até o covil dos Carniceiros do Sertão, um grupo de fomori motoqueiros. A confusão é grande! A perpétuo Desejo seduz Stevie, os outros lutam com T. Gordo e seu bando de fomori! O Coríntio surge... As negociações terminam bem. Aldo, Demian e Avohai encontram a perpétuo Desespero. Com o diálogo mais adequado, eles conseguem a informação necessária. Com a presença de Andalécio de la Rossa (que é salvo por Stevie de um atentado!), o rei das Terras das Brasas Eternas, a peça com elementos de Morte e Vida Severina e de Sonhos de uma Noite de Verão, consegue atrair o Pégaso. O Sonho surge e aponta para onde pode estar a próxima quimera...



Sessão 05: "Elucubrações e ventanias!" - Depois de uma longa viagem... A apresentação em Juazeiro-BA é um verdadeiro sucesso, e garante um espetáculo por se apresentar em Campinas-SP... Mas o cordial Excelso, um velho Boggan, que trazia uma mensagem do rei Venceslau Pietro Pietra do Reino dos Montes Verdes, é morto, e único rastro do assassino é uma flecha élfica que ficara fincada nas costas dele! Os Macumbas & Macunaímas partem para o Reino dos Montes Verdes... No caminho, o chefe da guarda fronteiriça dos Montes Verdes, Jairo Nahroto tenta dar fim à caravana! Mas o Saci os salva e os leva para o Feudo Livre do Pica-pau Amarelo. Lá, Aldo vê a Negrinha, que surgiu em Imperatriz...



Sessão 06: "Marmelada de goiaba..." - (FLASHBACK: Doran) Doran recebe uma informação que o faz lembrar de um amigo do passado que está prestes q reencontrar... No Sítio, bem recebidos, a trupe descobre a bênção e maldição do local; Stevie bebe da água do local e opta por permanecer lá para sempre. A trupe descobre com dados vindos de maneira lenta que as irmãs Gryphos são as responsáveis! O dragão foi entregue à Cuca, uma Pooka perigosa e cheia de mágica vil! Eles encenam para o Sítio e atraem a quimera! Ela se liberta da Cuca. Delírio os ajuda a conter a Quimera e chama o Sonho... Num veículo semelhante ao 14 Bis, eles vão até Campinas! Chegam durante uma passeata do movimento homossexual, e Doran reconhece Rushell, seu antigo amigo...



Sessão 07: "Da noite..." - (FLASHBACK: Avohai) Avohai recorda do dia que se tornou ator, e por seu vício perdeu a amiga Alec... Mas descobre que a lembrança é um "entressonho", causado por um ataque de uma das irmãs Gryphus! A estranha Elisa Salvador surge, secretaria de Edgar Capitolina... Doran e Júlio César são atacados também! Delírio ajuda Avohai e revela o que não conseguia lembrar... A localização do mapa que leva até a última quimera! A Morte revela algumas coisas a Doran no hospital... E alguém se aproxima com o adentrar da noite...



Sessão 08: "Tecidos e teias" (FLASHBACK: Aldo/Demian) - Aldo Valente entrou na trupe depois de ter vivenciado os momentos finais de jovem artista. Mas parece que outros Perpétuos tinham interesse nisso... Em Campinas, ele consegue quase sozinho apresentar Véu de Noiva. Encontra Demian, que havia caído numa armadilha mágica das irmãs Gryphus, e atravessou alguns planos do sonhar, até em Necrópole encontrar Nuala e o fantasma de Serge, o bailarino suicida, eles o ajudam e ele retorna. O vampiro Edgar promete beber o sangue de todos, Júlio é seriamente ferido, mas chegada do estudante Fianna Owen Sullivan os ajuda bastante. No ateliê de uma Gryphus, eles conseguem o primeiro mapa de Delírio. Em seguida são presos e passam por um teste do Gigante Piamatã! Demian com a ajuda dos outros monta o touro Bandido e eles podem partir em direção a Joinville...



Sessão 09: "Um conto frio" (FLASHBACK: Júlio César/Eric) - O Troll Júlio César perdera um amigo antes da Crisálida, e agora no Reino dos Pampas Gélidos, precisa confrontar com o passado para decifrar o presente. Numa galeria de arte abandonada, eles encontram Desespero, ela os ajuda, mas um confronto começa com Redcaps neo-nazistas! Eles possuem a outra parte do mapa! Um breve confronto, no qual reencontram Eric Williams, que havia encontrado Ifrid Days e depois Dana, eles são cercados pela guarda real e o próprio rei. Depois de muita arguição, eles são enviados em um trod para a sede do Império. Enquanto isso... Demian apresenta uma desastrosa peça! Edmar e os outros pegam um avião que supostamente caiu, e não falam se houve sobreviventes...


Sessão 10: "Pactos" - Aldo e Júlio César contam cono selaram seus acordos com o Sonho... Um tecnocrata surge no encalço deles! Mas eles encontram com o perpétuo exilado: Destruição... Ele lhes oferece dois pedidos. Júlio César pede para salvar Edmar, Ismália e as trigêmeas. Assim ocorre. Aldo pede algo para matar um perpétuo, Destruição cessa a vida de quem ele já amou. Assim ele ganha o favor das Bondosas, se um perpétuo cometer um pecado de sangue, este poderá ser morto; apenas assim. Aldo não parece ter lido as entrelinhas e chora de dor e frustração... Eles vêm o fosso que mostra batalhas do passado, presente e futuro! O tecnocrata é expulso por Destruição... Nessa hora, a guarda imperial aparece e os escolta até o palácio imperial!


Sessão 11: "Tributos e custos" - Aldo Valente começa a sofrer o Desvario numa intensidade acelerada, Júlio César em forma mais branda, eles são levados pelo capitão Dragontino Linhares, chefe da guarda imperial, até os pés da Rainha-Imperatriz do Império do Sabiá, Isabel III. Antes de falar com a rainha-imperatriz, Aldo perde o controle sobre si e é desmaiado dor Doran e Eric... Na prisão, Aldo fala com Daniel, o Sonho. Revela sobre o que tentara fazer ao selar um pacto com Destruição, e descobre que fora tapeado. Consegue o direito de fazer três perguntas às Bondosas. Na cela encontra com capitão Akand, um pirata. Diante de Isabel III, ela os questiona sobre as diversas acusações que recaem sobre os Macumbas & Macunaímas, Eric e Doran são os que mais os defendem, Júlio César também tenta, mas o Desvario o atrapalha, Avohai ajuda. Demian não voltou ainda do trod, o que preocupa os demais. Depois de fazerem juramentos ou darem presentes à rainha, eles são liberados para cumprir a missão em três dias. Akand ganha o direito de liberdade de ajudá-los com sua embarcação "Mãe-Fumaça", e ela entrega o resto do mapa. Eles chegam ao porto de Porto Seguro, encontram o almirante Geregush, um Eshu, que lhes fazem alguns conselhos... E embarcam para o feudo anarquista de Noronha & Fernando...





Sessão 12: "Sê a senda!" - Demian encontra os sobreviventes da queda do avião, mas é levado por Dragontino até a rainha-imperatriz, lá encontra Nuala, ganha um favir e se reúne com todos os servos do Sonho: Merv, Lucien, Abel, Caim, Matthew, Nuala e "Ayuh", eles descobrem o mistério que os permite ir até Noronha & Fernando. O "povo do mar" cerca a embarcação onde estão os Macumbas & Macunaímas, mas depois de um diálogo e um duelo, eles chegam à ilha outonal de Noronha & Fernando. Lá, são abalados pela Banalidade! Conseguem arrancar algumas informações, e o mago Christopher Irvine os ajuda. Eric e Demian chegam na mansão de Noronha & Fernando, onde as Gryphus levaram a última quimera para subjugar os líderes! Uma barreira quimérica impede que os servos de Daniel adentrem o local. Nahroto e Asturina estão lá! Demian mata Asturina e sua aranha, Eric derruba Nahroto... Os outros chegam. Selysse Gryphus, a guerreira, derruba Júlio, depois fere Doran! Aldo corre para a barreira, para desfazê-la, e também é ferido por ela! Avohai encontra o Grifo e Clarylia Gryphus, que invoca as Bondosas para destruírem Doran, mas quando estão perto deste intento, elas descobrem do pecado de Selysse, e esta que é destruída... Tibérius Noronha e Fernando Relva jazem desacordados no chão. Avohai faz um longo discurso que convence o Grifo de suas funções, e Aldo consegue desfazer a barreira! As quimeras servas juntas conseguem fazer o Grifo voltar. Clarylia se revolta, e o Sonho surge, e a manda para a prisão... O Sonho agradece a todos e lhes oferece um banquete no Palácio dos Sonhos. Cumpriram a demanda, mas não conseguiram os cargos que poderiam ganhar, mas, talvez, uma parte do Sonhar jamais irá esquecê-los...



Sessão não-contada: "Conto de resquício" - Os governantes, cúmplices e ex-amantes, Tibérius Noronha e Fernando Relva acordam em sua mansão vazia, a "elfa enlouquecida" não está mais lá, nem sua irmã psicopata e seu arco... Nem a besta que lhes devorou parte da vontade e todo o Glamour que tinham naquele momento, se não fosse pela frieza da Banalidade, teriam sucumbido à aniquilação. Uma ambulância na porta da casa leva o capitão Nahroto quase sem vida! O corpo do senhor Asturina também é levado. Eles respondem algumas perguntas e pagam alguns trocados aos policiais e paramédicos. Enfim, na madrugada os suspiros. Alguns dias passam apressadamente, e talvez seja hora de desistir daquele lugar e procurar outro refúgio, o "inverno" está cada vez mais próximo, e seus ventos irão se transformar em diferentes tempestades... Onde estaria a mais forte delas?!

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