Pesquisar este blog

segunda-feira, 27 de novembro de 2017

Relâmpago: Sobre CIS e Centrarkya

関係





Um dia triste, calmo e tedioso de outono, o mestre das artes escritas Kaoru Iahiro escreveu seu último haikai, antes de ser morto por uma serpente cor de musgo:


Tão veloz brilho!
Nossas vidas que se cruzam...
O amor e o trovão.

Alguns dizem que o mestre que dava poemas ao povo não sofreu um infortúnio acidente, mas que fora morto pela pérfida feitiçaria das Casas de Chá Escarlate. O mestre lhes devia dinheiro, ele pedira para as pérfidas velhas gueixas que controlam a organização para exilarem seu maior amor, o jovem samurai Hobizu Venkay em terras distantes. Entretanto, não pôde pagar o que era cobrado...




BREVE CRONOLOGIA RECENTE DE CIS E PARTE DE CENTRARKYA

400 D.D.D: Na Cidade-Império Shen, o sábio líder Chun-Dieh D’Xin “Alma-Sem-Mancha”, cria o conceito da “Muralha Cultural”, que isola os shen, e outros povos que viviam em seu território de contato com o resto do continente, o que irá mudar drasticamente a cultura de CIS (“Dah-Dygwo” em d’baishyo) do resto de Arkya.
444 D.D.D: Gobya e Lakhmar entram em conflito por causa do comércio de metais. Ignaapolis auxilia Gobya com armas. Gobya e Lakhmar cortam relações após a vitória de Gobya no conflito. Em CIS, um monge seguidor de Zahadka cria a religião Chenmonista (Chen-Mon foi o criador da religião), que nega a magia e os dragões, e crê no desenvolvimento pessoal.
484 D.D.D: Layvordinarius, imperador de Ignaapolis, reinstitui a escravidão dos minotauros, dos centauros e de humanos de povos conquistados, e começa a traçar acordos com a venda de escravos para Gobya, Azy-Ghurk e até Nody. Outra religião funda seu primeiro templo em CIS, vinda das tradições camponesas, o Sogsag-Im; fala de espíritos das coisas e principalmente dos mortos, não nega a magia nem os dragões, mas os veem como ancestrais ou manifestações espirituais.
500 D.D.D: Kyvia, sob a liderança de Tarmetahrius (humano owberbe) tenta se libertar de Bwrum-Burah. Tyhuazan ajuda Bwrum-Burah. Kyvia é derrotada mais uma vez (os cultistas de Morgho aumentam sua força! Pregando contra os dragões!). Growtya se retira do Conselho Superior sem conflito algum. Azy-Ghurk institui o fim do culto aos deuses dragões, vários clérigos são expulsos e perseguidos. No início do ano estoura a Guerra Civil Shen, por posições religiosas e políticas divergentes, ao final do ano, com o fim dos conflitos a Cidade-Império Shen é dividida em três distritos, Geng-Dah (onde fica o Palácio Imperial e a maioria seguidora de Shen-Huang), No-Ma-Ni (de maioria chenmonista) e Byeog (nas bordas do muro, de maioria Sogsag-Im).
792 D.D.D: Um grande dragão de cristal acorda próximo a uma vila nas mediações de Syzao. Os nativos tentam contato, mas a criatura some meio a uma tempestade do deserto. Criação das Legiões Bellatorianas (exércitos extremamente disciplinados e patrocinados por todos os cidadãos da cidade) em Ignaapolis.
856 D.D.D: O sumo-sacerdote de Aynnozama, Lekatlkytoh Tohtehkiplak revela a profecia dos “Dragões Esquecidos”: Rukhandraar, o Dragão de Prata (deus da restauração, do renascimento, da cura); Rydronnyr, Dragão Dourado (deus da magia); Torkenay, o Dragão de Cristal (deus dos caminhos, das viagens); Sida’Hawdar o Dragão Azul de duas cabeças (deus dos sentimentos, dos amores e das dores); Nogarnorya, a Dragonesa de sete-cabeças (deusa da fertilidade, da multiplicação, da prosperidade); Kametsury-Kami, o dragão cinzento (deus do tempo, guardião das tradições); Megondraksa, a Dragonesa Marinha (deusa da mentira, das ilusões, da trapaça); Vugulrath, o Dragão Negro (deus dos segredos, dos enigmas, dos mistérios); Yndramekai, a Dragonesa morta (deusa da morte, das maldições, dos pântanos). O sumo-sacerdote diz que esses deuses virão para reclamar seu espaço entre as outras divindades, foram ovos que caíram em Arkya, mas que não foram acolhidos/encontrados por Aynnozama...
890 D.D.D: Bárbaros do deserto promovem saques nas proximidades de Al-Bhyzin e Nakar. Syzao volta a enfrentar Djins, mas grupos de aventureiros conseguem expulsar a ameaça.
940 D.D.D: Revoltas por parte de centauros e minotauros em Ignaapolis resultam em várias mortes. Em CIS, uma batalha ocorre com uma criatura (alguns acreditam ser um dragão) no litoral! A criatura é enfraquecida por vários grupos de aventureiros (muitos morrem), mas não é destruída – e foge! Os sobreviventes lhe dão nome de Agma (grande demônio em D’bayshio – mas na verdade trata-se de Megondraksa).
1107: A Longa Noite. Um estranho fenômeno ocorre em Nova Torlim, CIS e Ignaapolis, por uma semana o dia não surge! Estranhas criaturas vagam pela noite e atacam pessoas! Vampiros e seus asseclas tentam conquistar o poder nas três cidades, mas são derrotados pela fé dos habitantes locais, principalmente graças a crença no Iluminado.
1521: Fim da Era do Renascimento. Cinco grandes reinados dividem Arkya em cinco partes no “Tratado de Growtya”. O Reino de Azy-Ghurk (que fica com o extremo norte), o Reino de Nova Torlim (que fica com o norte e parte do centro), a República de Growtya (que fica com o leste e parte do centro, adere o regime escravocrata), o Sultanato de Nakar (que fica com o oeste e parte do centro) e o Reino de Iaunala (que fica com o sul, adere o regime escravocrata). E então começa o grande Período das Conquistas. A religião dos dragões se fragmenta (surge o Erborianismo em Jhaavee, Draconismo em Mazav, e o Dualahmismo em Nakar), à medida que os seres mágicos são extintos e os dragões desaparecem, a magia é perseguida e negada. O Zahadkismo cresce. A navegação é amplamente utilizada.
1615: CIS começa a se reabrir culturalmente. Muitos resistem, mas a maioria acolhe a decisão. Alguns conflitos são violentos.
1622 – 1662: Anualmente, de maneira secreta, financiado por nobres de diferentes localidades, nos montes entre CIS e Ignaapolis surge o Torneio dos Campeões, reunindo lutadores e guerreiros de diversas partes, pagando prêmios vultuosos. Em uma ação conjunta e ousada, os governos de ambas nações conseguem desmantelar a organização que já possuía líderes piratas.
1667: O náufrago ignaliano Leshteru Fenlay escreve em seu sofrimento o livro “Sob o olhar dos Mythos”, seu corpo e obra são encontrados. A obra é difundida e ganha pouco destaque entre acadêmicos, mas é de extremo valor entre ocultistas.
1670 - 1672: A Grande Guerra do Centro. Aykra e CIS se unem para se libertar do Sultanato de Nakar. CIS consegue a liberdade, Aykra segue dependente.
1673: O Imperador Wuking d'Shandian sobe ao poder em CIS, Nakar é governada por Galbdelak Nazir II e Aykra por Janara Sashibathi, ainda dependente de Nakar. No sul de Iauanala uma imensa população de ribeirinhos, mestiços de sularkyanos e outros povos shen, formam as comunidades conhecidas como Vilas Sobre os Rios.

Muitas pessoas seguem apreciando o trabalho de mestre Iahiro, apesar de muita polêmica que foi gerado sobre sua produção. Ele tentou ensinar a arte da escrita para expor as almas, eventualmente curá-las, eventualmente torná-las mais fortes... Qual o seu haikai?

復讐

Nenhum comentário:

Contatos