Pesquisar este blog

sexta-feira, 29 de março de 2019

A véspera de uma jornada... OU como iniciar o desenvolvimento de uma campanha de RPG?

Iniciar uma campanha requer um trabalho muitas vezes subestimado pelos jogadores. No entanto, nem sempre, alguns verificam pelo trabalho que muitas vezes têm em criar seu próprio personagem que fazer MUITOS personagens pode ser árduo. Sim, de fato é - mas pode ser bastante recompensador!
Existem dois elementos essenciais para quem quer criar uma campanha a partir do nada, um é estar muito inspirado, e para isso é importante ter uma base em outra obra, tais quais livros, quadrinhos, filmes e séries; é importante que os jogadores, pelo menos a maioria esteja a par desses suportes também. A outra parte é ter tempo para elaborar Npcs e tramas. Primeiro, o pretenso narrador/mestre precisa escrever como a história começará e como provavelmente terminará; depois, como ela pode mudar o começo, quais os caminhos de seu meio, os mais prováveis, e por último, como podem ser seus fins... Há possibilidade de continuar?
É impossível prever as jogadas dos jogadores, mas também não é difícil perceber que eles podem não estar seguindo exatamente o que fora pensado, mas com certeza estão traçando um caminho bem próximo...
Existem outras técnicas importantes, como a criação de aliados valorosos, possíveis amantes, desenvolvimento de rivais, surgimento de vilões; que tipo de vilão o mestre precisa? Um que surge do nada, um que esteve sempre próximo ao grupo, um que era subestimado e se fortaleceu, um poderoso e cruel que mantém o grupo vivo apenas por sadismo... Qual? 
Deixemos para textos vindouros as possíveis respostas...

Nenhum comentário:

Contatos