Pesquisar este blog

quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Ser NERD...


Cá estou eu a confabular com um prezado:
- Hahuaahuahuah... Realmente! Ele é bem NERD!
- Com certeza! É típico: branco, cheio de espinha, óculos, tímido...
- Como é que é? Nerd tem que ser assim?
- É... Não é?
Como é que é? Ser NERD... Hum... Complicado! Há quem critique o orgulho NERD atual! Outros que se acham NERD... Discutir tal assunto parece ser uma perda de tempo total, mas vamos lá: Como se somos NERDs?

O estereótipo já existe algum tempo (dê uma olhada melhor aqui).
Mas: pensemos em cultura? Será que todo NERD tem a pele clara (dos SIMPSONS até o AMERICAN PIE, passando pelo MALCOM, vimos exemplos de que isso não é verdade!)? Será que todo NERD é tímido (existem muitos exemplos desse fato equivocado!)? Será que todo NERD tem espinha na cara? Ou nunca fez sexo? Outra: Ser NERD é ser inteligente? (Lembro de muitos CDF's da minha escola que não gostavam e nem davam papo pra quadrinhos, super-heróis, RPG, games... E as vezes eram vistos como NERDs!) É sofrer bullying (lembro de NERDs no meu ensino médio que faziam bullying!)?
É nesse momento que esquecemos das outras diversas camadas sociais que nos preenchem. Nós somos latino-americanos! Da Amazônia... Brasileiros... Nortistas... Paraenses... Não seguimos necessariamente o estereótipo completo citado de forma infeliz por meu interlocutor no diálogo inicial... Mas parece que se assumir NERD hoje em dia, gera um certo desconforto e estranheza em alguns... Por que será?
Para mim, ser NERD é pegar aquilo que faz de você "diferente" (quadrinhos, RPG, games, heróis etc.) e consegui relacionar com o cotidiano! Elaborar discussões e reflexões com base em citações de quadrinhos raros, é se indignar com erros históricos quase imperceptíveis, é tentar categorizar RPGisticamente personagens de filmes, e fazer paralelo de suas situações cotidianas com eventos de desenhos, RPGs, séries...

Timidez e sexo definem um NERD?! Ser agressivo ou sarcástico?!
Lembrem d'OS PISTOLEIROS SOLITÁRIOS! Os NERDs também envelhecem, também amadurecem, perdem medo de mulher, casam-se, arranjam bons empregos, fazem artes marciais, ficam com pouco tempo para NERDices etc. A questão não é estabelecer o que/quem não é NERD (deixem isso para os puristas de outros grupos sociais...)! E sim, perder um tempo refletindo sem motivo aparente... NERD POWER!!!

Nenhum comentário:

Contatos