Pesquisar este blog

terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

O Mundo do Eu Vadio


Rafael Alexandrino Malafaia, ou: "Quilômetros-a-Pé"... Uma figura singular, qualquer outro post comentarei sobre tal criatura, mas hoje falarei do blog de tal ser... Existem inúmeros textos dos mais diversos assuntos, em todos o personagem principal é uma criatura chamada "MaLaFaIa" - não há quem não conheça esse nome na UFPA! O homem Rafael é mais um dos "mais uns" que se apertam toda manhã cedo em um Curuçamba-UFPA, mas a lenda "mAlAfAiA" é algo superior - sobrenatural com certeza! Ele é um daqueles personagens de RPG ou quadrinhos que saíram sem pedir permissão ao dono da revista ou ao autor do roteiro!
As aventuras e desventuras de tal criatura são descritas em primeira pessoa em um blog intitulado "O Mundo do Eu Vadio" ... Os textos falam de histórias sobre sua mãe, sobre as provas e trabalhos da UFPA, sobre o curso de alemão, sobre as convicções e desilusões, sobre seus casos amorosos, sobre seus amigos insanos (meu nome acaba surgindo por lá várias vezes...)... Vale muito a pena! A linguagem é divertida e extremamente natural! Alguns diriam vulgar, eu diria que existe algo de Macunaíma (principalmente na falta de conexão lógica dos fatos e movimentação exata da personagem - exige-se leitura do leitor! E como! Desde mangás japoneses, percorrendo por lendas nórdicas, chegando a clássicos dos quadrinhos americanos e buscando apoio em diversas referências às literaturas inglesa e alemã!), mas com certeza esse Macunaíma anda por um cenário vindo de Asimov e declama um pouco de sarcasmo machadiano (dos piores tipos de Brás Cubas a Bentinho...) com um vocabulário recheado de Bukowski e Trevisan (os micro-contos são as referências perfeitas!) com certeza...
Use seu tempo lendo esse blog! Com certeza!
Depois você vai começar a perdê-lo!
Mas não faz mal... Você lembrará dos textos ao passar pela primeira situação bizarra que envolva cerveja, rock e loucura!
Aí, você voltará a usar seu tempo e perdê-lo - um círculo vicioso muito bom, construído por este Harvey Pekar construído em Ananindeua; diretamente dos becos da Cidade Nova...

3 comentários:

Quilômetros-a-Pé disse...

Maldito seja você e, melhor ainda!, Bendito seja você! Pelas lágrimas que trouxestes aos meus olhos devido à postagem sobre meu blog que fizestes no seu!

Melhor do que chorar por mulher! Isso eu garanto!


Eternamente grato!



att,
Malafaia-Garou-Rafael

Unknown disse...

Um dos melhores perfis que eu já li!
Texto saborosíssimo!
Deu até vontade de acompanhar o maldito blog do Malafaia... Quem sabe um dia...

Parabéns!

PS: A título de curiosidade: para eu publicar esse comentário tenho que digitar os caracteres 'rokmala'... Será mera coincidência?

Unknown disse...

Malditos todos aqueles que não ousarem ler tais blogs. Malafaia é um MITO que, na carência da palavra EXATA para descrevê-lo, se resume como um ser de extremos opostos que se unem (um paradoxo que faço questão de chamar de amigo, seu rato safado rsrsrsrs), ou se preferir, use a frase "quem vê cara não vê coração" caso queira deixar intrínseca a sua essência "Letrada" (e não reclame caso digam que no curso de Letras só tem viado).

Contatos