Pesquisar este blog

domingo, 11 de outubro de 2020

FUGAZES DESISTÊNCIAS

 


ERA TARDE,

O BALANÇAR CESSOU.

NÃO HOUVE GRITOS,

GEMIDOS;

SIM, LÁGRIMAS,

E LÍQUIDOS CONSTRANGEDORES,

O SOL LARANJA,

A VASTIDÃO AZULADA,

PRETA E FÚNEBRE NOITE...

NO OUTRO DIA,

COMEÇOU A FEDER

terça-feira, 21 de julho de 2020

Versões de Mundo das Trevas e outros jogos de horror



Os autores abandonaram o Mundo das Trevas? E aquele mundo das Trevas que conhecíamos morreu? As lembranças são eternas e o legado é perpétuo, isso é algo bom, toda jornada tem um fim. E novas sagas em diferentes mundos estão por vir. Mas seria interessante entender algumas coisas para evitar expectativas enlouquecidas e frustrações impactantes...


O VELHO MUNDO DAS TREVAS...
A 3ª edição acabou com os livros de fim de mundo. Alguns excelentes por sinal! E com eles aquela meta-trama morreu. Foi legal e rendeu excelentes experiências! Mas se foi... Cataios, Elohim, Imbuídos e Imorredouros, foi muito bom o tempo que passamos juntos, entretanto, é hora de dizer adeus no que se refere "lore oficial". Contudo, não fique triste, como narrador ou jogador você pode recriar e refazer diversas histórias com o material que foi escrito, por acaso, você depende da canetada de um autor estrangeiro para que sua história valha a pena? RPG também é criação, não é só reprodução - isto não é um vídeo game com tudo predeterminado. Lembre-se. 
A 4ª edição foi uma edição comemorativa - lembra de TKoF 2000? - e apenas para as cinco criaturas iniciais, não há nenhuma grande atualização no cenário, apenas correções de sistema. É muito boa, mas também uma despedida daquilo que era, e uma preparação para que está vindo a ser... E para reforçar, se você não viu os finados na 4ª edição, dificilmente vai vê-los na 5ª. Melhor: você não vai.
No "Chronicles of Darkness", estas criaturas "abandonadas" pelo Mundo das Trevas estão excelentes! É quase inânime dizer que são melhores versões das anteriores - pelo menos Changeling, Demon e Hunter são com toda certeza. Mummy dizem que ficou em qualidade igual. O que é muito bom! Experimente.

O LEGADO DO MUNDO DAS TREVAS...
A 5ª edição, apenas com Vampire por enquanto, é outro jogo. Há aproveitamento de algo da história passada, mas é outro jogo, usa o nome da franquia, mas a realidade é bem diferente. E isso não é ruim - novos jogadores devem adorar. Excelentes materiais se renovam, boas histórias são recontadas, assim é o RPG (e aparentemente sua indústria). Com os jogos eletrônicos sendo produzidos a todo vapor, é possível que o WoD passe por uma grande reformulação de paradigma. Tomara que tenhamos um universo de WoD mais coeso e mecanicamente estimulante à interpretação.
Existe uma outra forma em que o "legado" do Mundo das Trevas sobrevive, o material feito por fãs, às vezes até elogiado pelos autores oficiais, com certeza vale a pena dar uma olhada. Mas sempre tenha em mente, não é uma continuação! Uma versão alternativa à original... Ou seja, se você é uma rpgista de espírito livre, isso não lhe afeta em nada, mas se é preso às canetadas de autores gringos, possivelmente, não vai aceitar... Uma pena.

ALÉM DO MUNDO DAS TREVAS...
Senão, o mercado rpgístico está em um excelente momento de produção, e não apenas de Mundo das Trevas vive o RPG de horror - tem muita coisa boa, e talvez melhores, por aí para ser descoberta e jogada! Nacionalmente, os títulos estão transbordando com financiamentos coletivos acelerados por todos os lados. Todavia, historicamente existem alguns títulos para se dar atenção... 
In Nomine é um deles, originalmente francês, ganhou uma versão americana, que suavizava a trama e sistema originais. Há algum tempo, não é lançado nada para a versão estadunidense (que teve o livro básico traduzido no Brasil, por editora que já fechou...), mas a versão francesa já está na sua 5ª edição, atualizando a meta-trama e sendo lançada em outras línguas! In Nomine, nas duas versões, conta a história da guerra celestial, mas nesta, tanto anjos como demônios não contam com seus "líderes" máximos, mas apenas com Arcanjos e Príncipes que disputam uns contra os outros e muitas vezes entre si o controle da humanidade. In Nomine teve uma versão para GURPS, muito elogiada, e uma versão inspirada em animes japoneses sobre mechas gigantes, mascotes habilidosos, super poderes, técnicas marciais etc.
Witchcraft foi o concorrente de Mage por muito tempo na década de 90 nos EUA. Diferente dos "despertos" da WW, os bruxos e bruxas de Witchcraft não possuem uma Tecnocracia extremamente poderosa como rival, o que dá mais liberdade para as personagens. Conta com poderes psíquicos, necromancia e milagres da fé, além da magia como conhecemos (manipulação elemental, maldições, bênçãos etc.). No mundo de Witchcraft, o mundo estava prestes a acabar, chegando a ganhar diversos suplementos sobre os sinais do fim, e depois um livro básico sobre um cenário alternativo para depois do "fim do mundo", ou durante.
Desenvolvido na Suécia, Kult é um antigo RPG em renovação, assim como Chamado de Cthulhu. A última edição de Kult, a 4ª, será lançada no Brasil, e este polêmico RPG irá trazer com certeza uma adição interessante ao público brasileiro. Em Kult, a realidade é uma mentira criada por um deus que quer nos aprisionar, por sermos capazes de destroná-lo, afinal, nós também fomos deuses, porém, romper com a realidade não é nada fácil, e ainda por cima, guardamos pérfidos segredos que nos fazem diferentes dos olhos mundanos, e nos dão status de uma divindade grotesca...
Resumidamente, dá para se ter uma ideia de que o horror no RPG está bem além de apenas Mundo das Trevas! E que o mesmo está em mudanças assim como o público... Os tempos são bons para o RPG! Isso vai além de seus gostos pessoais, que talvez precisem ser revisados. Abraçar o novo não significa esquecer o velho.

terça-feira, 9 de junho de 2020

IN NOMINE - CANÇÕES DA FRUIÇÃO

AS CANÇÕES DA FRUIÇÃO
Estas canções comportam uma das poucas maneiras da maioria dos celestiais e dos espíritos etéreos se reproduzirem com seres humanos. Somente os Grigori podem cruzar com os mortais sem a necessidade destas canções. Desde a queda dos Grigori, as Canções Celestial e Etérea da Fruição são mantidas em segredo, e agora, conhecê-las é um crime sério para os anjos. Somente a Canção da Fruição Corpórea é segura conhecer.
Corpórea: Esta canção permite os mortais crescerem e multiplicarem-se. Qualquer cópula entre um macho e uma fêmea (humanos ou animais) dentro de um campo, em metros, equivalente ao quanto de Essência é gasto pelo usuário, vai resultar em concepção. Isso ocorre mesmo que um dos envolvidos seja infértil ou se tenha utilizado métodos contraceptivos.
Etérea: Esta canção permite que seres etéreos se reproduzam com mortais. Esta canção é normalmente utilizada por divindades pagãs para gerar crianças humanas. Atualmente, é pouco utilizada. Se o valor do Dígito Verificador do usuário for 5 ou 6, a criança é um monstro; uma Górgona dos mitos.
Celestial: Esta canção permite que celestiais "cruzem" com mortais. Se o valor do Dígito Verificador do usuário for 5 ou 6, a criança é um monstruoso Nephallim.

Essência Necessária: 1 por hora de efeito.
Grau de Perturbação: 10, no momento da concepção (a Canção Corpórea não cria Perturbação).

(Retirado do Angelic Players Guide, p. 85)

terça-feira, 21 de abril de 2020

ANGÚSTIA & ASCENSÃO... OU MR. ROBOT PARA MAGO: A ASCENSÃO

Olá, amiga. Olá, amigo.
Essa homenagem e, ao mesmo tempo, diálogo com o filme Matrix, é muito bom. Só mostra mais e mais conexão... Correspondência.
Certo, vamos começar: 
- HÁ POUCOS SPOILERS! POUCOS!
Você foi avisada e avisado.
Mr. Robot foi uma série de televisão que retratava as desventuras de Elliot Alderson. Sim, é somente isso numa descrição objetiva - ainda há quem acredite que apenas descrições com reflexões generalizadas sejam o suficiente (saem textos ricos e redundâncias... típico!). Não, não é somente isso. Mr. Robot trata de angústia em diversos aspectos. A tecnologia, a comunicação e a subcultura hacker, ou cracker, são as matizes que conduzem a obra. É interessante pontuar que a maneira como esta se manifesta varia de como se retrata nos demais personagens. Elliot não é o único problema da série, problema no melhor sentido possível, se é que é cabível; a irmã de Elliot, Darlene é outra personagem na qual encontramos uma outra categoria estética interessantíssima, a revolta (que pode tanto ser um estágio anterior quanto posterior a angústia). E outras duas personagens de grande destaque para este texto são Dominique DiPiero e Whiterose. A primeira com uma aflição profunda de não conseguir ter contato social mais íntimo em virtude da dedicação quase patológica ao trabalho, e em ser ética no que faz. A segunda com a angústia de poder um dia ser o é e não o que tem que ser.
Angústia vem de angor - angustura, estreitamento, apertamento. Uma situação que está diretamente associada a falta de liberdade. Algo comum a todos os personagens que atravessam a série, com talvez uma ou duas exceções daqueles que realmente parecem satisfeitos e plenos com o que fazem. Mas desde ricos empresários, traficantes a donas de casa, todos apresentam uma constante angústia quanto suas condições, presos a obsessões e problemas (reais ou imaginários), que os consomem e os colocam nas situações deploráveis que nos deparamos... A morte, a loucura ou o isolamento acabam sendo as grandes definições destas personagens. Na Literatura Moderna e Contemporânea a angústia é uma categoria estética facilmente encontrada, o humano da modernidade reverbera e ver reverberado suas aflições constantes nas muitas obras de escritores como Dostoiévski, Machado de Assis, Fernando Pessoa, Guimarães Rosas, James Joyce; tanto na poesia como na prosa.
As estatísticas das personagens a seguir se baseiam naquilo que fora visto até a última temporada da série, e algumas são especulativas, outras podem ser maiores ou menores a depender da interpretação que se faz ou se fez sobre as personagens. Por exemplo, será que Darlene não tinha mais influência na Fsociety que Elliot? E mesmo de Mr. Robot?


ELLIOT/MR.ROBOT
Natureza: Excêntrico;
Essência: Primordial;
Comportamento: Solitário;
Tradição: Adeptos da Virtualidade;
Atributos: Força 1, Destreza 3, Vigor 4; Carisma 1, Manipulação 3, Aparência 2; Percepção 3, Inteligência 4, Raciocínio 4;
Habilidades: Prontidão 2, Esportes 1, Esquiva 1, Empatia 3, Liderança 2, Manha 3; Empatia com Animais 1, Etiqueta 2, Condução 1, Armas de Fogo 1, Furtividade 3, Tecnologia 4; Acadêmicos 1, Computador 5, Medicina 1, Ciência 2, Cultura Hacker 5;
Antecedentes: Aliados 2, Arcanum 3, Avatar 5, Contatos 5, Recursos 3;
Esferas: Correspondência 2, Entropia 2, Matéria 1, Mente 1, Primórdio 1;
Arete: 6;
Força de Vontade: 8;
Ressonância: Estática 2;
Qualidades & Defeitos: Avatar Manifesto, Perturbação;


DARLENE ALDERSON
Natureza: Rebelde;
Essência: Investigadora;
Comportamento: Competidor;
Tradição: Adeptos da Virtualidade;
Atributos: Força 1, Destreza 3, Vigor 2; Carisma 3, Manipulação 3, Aparência 3; Percepção 3, Inteligência 4, Raciocínio 3;
Habilidades: Prontidão 3, Esportes 1, Briga 1, Esquiva 1, Intimidação 2, Liderança 2, Lábia 2, Manha 3; Condução 2, Etiqueta 1, Armas de Fogo 2, Armas Brancas 2, Furtividade 2, Sobrevivência 1; Acadêmicos 1, Computador 5, Direito 1, Ciência 1;
Antecedentes: Aliados 2, Arcanum 2, Avatar 2, Contatos 2, Recursos 3;
Esferas: Correspondência 2, Entropia 1, Matéria 1, Mente 1, Primórdio 1;
Arete: 4;
Força de Vontade: 7;
Ressonância: Dinâmica 1;
Qualidades & Defeitos: Avatar Circunspecto;


DOMINIQUE DIPERRO
Natureza: Solitária;
Eidolon: Padrão;
Comportamento: Samaritana;
Convenção: Nova Ordem Mundial;
Atributos: Força 3, Destreza 4, Vigor 3; Carisma 2, Manipulação 3, Aparência 3; Percepção 4, Inteligência 3, Raciocínio 4;
Habilidades: Prontidão 3, Esportes 2, Briga 3, Esquiva 2, Intimidação 1, Manha 2, Lábia 2; Condução 2, Etiqueta 3, Armas de Fogo 4, Armas Brancas 3, Furtividade 2, Sobrevivência 2, Tecnologia 2; Acadêmicos 3, Computador 3, Direito 3, Linguística 2, Medicina 1, Ciência 2, Cultura Hacker 3;
Antecedentes: Aliados 1, Apoio 2, Biblioteca 4, Camuflagem 1, Contatos 2, Destino 2, Espiões 1, Genialidade 2, Influência 1, Laboratório 1, Patrono 5, Recursos 3, Requisições 3;
Esferas: Entropia 2, Forças 2, Mente 2, Correspondência 1, Matéria 1, Vida 1;
Iluminação: 3;
Força de Vontade: 6;
Ressonância: Estática 1;
Qualidades & Defeitos: Licença para... , Avatar Circunspecto;


ZHANG/WHITEROSE
Natureza: Autocrata;
Eidolon: Dinâmico;
Comportamento: Diretor;
Convenção: Sindicato;
Atributos: Força 2, Destreza 2, Vigor 3; Carisma 3, Manipulação 4, Aparência 3; Percepção 3, Inteligência 4, Raciocínio 5;
Habilidades: Prontidão 3, Esportes 1, Empatia 2, Expressão 3, Intimidação 3, Liderança 4, Lábia 4; Condução 2,Etiqueta 5, Armas de Fogo 2, Furtividade 2, Tecnologia 3; Acadêmicos 3, Computador 5, Direito 3, Linguística 3, Política 5, Ciência 3, Cultura Hacker 5;
Antecedentes: Apoio 5, Biblioteca 5, Camuflagem 1, Constructo 5, Contatos 6, Espiões 5, Fama 5, Genialidade 3, Influência 6, Laboratório 5, Recursos 6, Requisições 5;
Esferas: Mente 3, Correspondência 2, Entropia 2, Matéria 2, Tempo 2, Primórdio 1;
Iluminação: 6;
Força de Vontade: 9;
Ressonância: Entrópica 3;
Qualidades & Defeitos: Noção Exata do Tempo, Avatar Circunspecto, Licença para... , Segredo Sombrio;


quarta-feira, 15 de abril de 2020

OS CINCO FLAGELOS TERRÍVEIS

Era uma vez um antigo reino, o Reino da Coisagrande. Lá, de tudo tinha. Era conhecidíssimo por seus artesãos! Eles faziam de tudo para agradar o seu rei, o Rei Certynho. Era um monarca que tinha fama de ser muito organizado! Para ele tudo tinha que estar no lugar certo. Devidamente colocado, nas medidas e proporções certas. Um dia, o Rei Certynho conheceu uma princesa de um reino distante, e se apaixonou por ela perdidamente! E a convidou para um chá! Ele pediu que três dos seus melhores artesãos fizessem três itens perfeitos para a princesa: um balão para ficar suspenso sobre a mesa, como um enfeite. Uma vasilha de plástico para guardar o biscoito que seria preparado especialmente para a ocasião, e uma bacia de alumínio para conter a água perfumada que limparia as mãos da princesa ao final do chá.
A princesa chegou no dia e no horário combinado. Estava mais linda do que nunca - apesar de alguns dizerem que ela estava cansada da viagem e apenas com um laço no cabelo como adereço adicional. O Rei Certynho não quis aguardar o descanso da princesa, e mandou chamá-la para o chá. Foi o grande erro.
Cansada, enfadada, a princesa não encheu muito o balão, deixando-o murcho sobre a mesa. Não comeu todos os biscoitos, e quando guardou a vasilha ficou tão cheia que fechava direito. E sem querer derrubou a bacia, que fez muito barulho ao cair... O coração do Rei Certynho se despedaçou.
E ela foi embora. O Rei Certynho passou uma semana pensando naquela tarde de chá. Desolado. Ninguém sabe o que aconteceu direito. Apenas contam que ele foi ao porão do castelo, levou os três objetos e fez experiências mágicas com eles. Para ele, a culpa era dos objetos - eles foram responsáveis pela chateação da princesa. Quando ficaram prontos, ele foi à praça exibi-los diante do povo e dos artesãos que os tinham construídos.
Ele disse que o balão nunca ficaria murcho, e com um sopro, o balão estava perfeito. Ele disse que a vasilha sempre fecharia, e com apenas um apertãozinho, ela se fechou. E disse que a bacia ao cair não faria barulho, ela caiu e não fez barulho nenhum. Todos olhavam surpresos para as invenções do rei, até que o balão não parou de crescer! A vasilha também! E a bacia começou a tremer só e caiu, se multiplicando a cada nova queda e fazendo um barulho terrível! Quando o balão estava maior que os todos os prédios do reino, ele se tornou um boneco gigante de balão e pisou em muitas casas, as destruindo. A vasilha seguiu o mesmo rumo, destruindo muitos prédios. As bacias cobriram um terço do reino, e continuavam se multiplicando. O Rei Certynho enlouqueceu! Mas em um breve momento de consciência, pediu para que os três artesãos mágicos fizessem algo...
Ao-Lab, o criador do balão, furou o boneco gigante, que logo murchou até caber na mão do artesão. Ahli-Sav, o criador da vasilha, colocou tudo que conseguiu botar na boneca de plástico, que a vasilha havia se tornado, e ela ia diminuindo à medida que tirava o excedente, até ficar pequena novamente. Ai-Cab, jogou milhares de travesseiros no caminho por onde as bacias passariam, e elas os atingiram sem fazer barulho e ficando quietinhas, assim foram se absorvendo até ficarem em uma só.
O rei os agradeceu e voltou para seus aposentos. Mas ainda estava pensativo, pegou um pouco de borracha do balão, um pouco de plástico da vasilha e um pouco de alumínio da bacia, e fez um pote, que segundo ele serviria para guardar os objetos, e que nunca poderia ficar vazio. Mas guando terminou de construir o pote, vazio ele estava! E começou a ficar grande para conter algo! Acabou contendo todo o castelo, com o Rei Certynho e seus súditos. Mais uma vez os três artesãos mágicos foram chamados. Eles fizeram um duro discurso ao rei, e depois fizeram uma caixa que sempre tinha que conter os quatro itens. Se não tivesse pelo menos um deles, ela cresceria tanto que poderia guardar um reino inteiro! E partiram.
O Rei Certynho ficou cada vez pior. Ninguém sabia lembrar quem foi a princesa de Ooo responsável por aquilo tudo. Ele espalhou três dos objetos e um usou sobre si. O balão e a vasilha sumiram. Dizem que a bacia foi parar na mão de um dono de ferro-velho. E o pote guarda o próprio rei, numa "torre" em formato de pote. O problema foi a caixa que aprisionou uma cidade inteira, que há muito tempo espera ser libertada. Se é que um dia será...

quarta-feira, 1 de abril de 2020

QUESTÕES INSONES

Suor, frio, esfrega testa, limpa o rosto, limpa os óculos, joga a franja para trás. Respira fundo.
É quase meia-noite. Acabou o salgadinho, melhor comprar outros três. Dos dois litros de refrigerante, deve ter menos de 500mL; melhor comprar mais dois ou três litros. Não vai ser fácil zerar o jogo novo que tá invadindo seu tempo.
Quase uma e meia. O jogo foi zerado muito rápido. Agora, fóruns, teorias e supostas notícias bizarras, muitos vídeos, várias cenas aleatórias de muitas coisas, uma turba, outra turba, mais turba, mais turba.
Duas e meia. Outro jogo foi finalizado, agora downloads, só resta um refrigerante, os salgadinhos acabaram. Um oi, um desconhecido, o fórum conhecido. A expectativa enfim parece chegar ao fim.
- Era verdade.
- I knew it!
- Vai querer saber?
- Yep!
- Não haverá volta.
- Sure...
- A crina do cavalo de Clóvis na Crimeia.
- WTF?!
- [disconnect]
Pensa. Pouco mais de quatro. Pensa. Baixa livros e revistas. Digita na web; na parte mais funda. Respira fundo, o coração se acelera. Pensa; rememora - estava em perigo, perigo iminente. Arrependimento, muito!
Ideias. Ideias são pontes, caminhos, portas, trilhas, portais... A teoria já reverberava há muito tempo. Poucos, pouquíssimos, e ele era um deles, haviam feito testes secretos por três anos: memorização, enigmas, lógica, equações complexas, criptografia etc. Contudo, desde muito pequeno os padrões de bandeiras de países, o desenho dos números, os paralelos entre romanos e arábicos, idiomas etc. Agora, arrependimento; uma porta abre para os dois lados; nem sempre quem está de um lado, quer que o outro seja aberto. Poderia ser tarde demais. E talvez fosse. Mais de seis...
Desconectado.

sexta-feira, 20 de março de 2020

A QUEDA DE SALAMANCA

Pouco depois. Muito depois. A perspectiva é quem guia a compreensão. Começa assim... Muito tempo depois de ter olhado nos olhos de Carmilla, perdido para sempre, Juan de Salamanca a reencontrou, pouco depois de ter seu principado ameaçado por um ataque bem feito do Sabá local, unindo esforços de diversos bandos...
Mais uma vez segurou a mão fria e alva dela; mais uma vez o sentimento de incerteza tomou-lhe o corpo, como todas as vezes que esteve perto dela. Mais uma vez.
Foi então que seus súditos perceberam, e resolveram agir. E não demorou para o Arconte Pretare aparecer. Entretanto, ele não encontrou Juan, este já havia partido com Noriel... Restava, a Pretare organizar novamente a cidade, durou três meses, escolher um novo Príncipe, uma nova Primigênie, e por fim os cargos de organização. Adrian Cappelina, cria de Juan de Salamanca, que já atuava em São Paulo há muitos anos, assume o cargo de Príncipe, e uma nova Primigênie é convocada. Homem de confiança de Juan de Salamanca, o xerife Gil Byron é afastado, uma nova xerife assume o cargo.
Quase um ano depois, Juan e Carmilla regressaram, mas não para assumir ou disputar alguma posição hierárquica, todavia, interessados pelos segredos do Masquerade...

sábado, 1 de fevereiro de 2020

LUZ OPALINA

EM TORPES MOMENTOS
DE DESORDEM...
SANO CAOS IMAGÉTICO!
SINO DOS TEMPOS INTERMITENTES!
SINA DOS VERSOS INFELIZES?

Contatos