MAGO
–
A
ASCENSÃO
Para
3D&T
e
FAE
Uma adaptação feita pela Mesa d'Arcana
Criação de Personagem
Tanto em 3D&T como em FAE, os
magos
estão
acima da média de pessoas comuns. Em 3D&T ser um mago
requer comprar a vantagem Avatar (1 a 5 pontos), esta é
uma vantagem que pode ser aumentada com experiência
normalmente. Um mago possui 8 pontos para criação
inicial. A Ressonância é uma desvantagem de nível
equivalente àquele que o mago possui neste empecilho.
Exemplo: Efraín Vega é uma personagem inicial. Ele sua essência é
Padrão, pertence aos Eutanatos, e dos 8 pontos iniciais, dois são
gastos em Avatar, e a desvantagem é Ressonância: Entrópica (-1 pt).
Em FAE, os magos possuem duas abordagens com
+3, duas com +2, uma com +1 e uma com +0. O Avatar é um
Aspecto. A escolha da tradição é colocada direto no
conceito, junto com a essência e o posto na sociedade
arcana (nível de Esfera mais alta), na seguinte ordem: Posto
+ Essência + Tradição. Exemplo: Aprendiz Primordial do Coro
Celestial. Os magos possuem 12 Façanhas ou Aspectos para
distribuir. A Ressonância é representada na Dificuldade.
Exemplo: O conceito de Efraín será “Discípulo Padrão dos
Eutanatos”, sua dificuldade será “Há um medíocre odor de decadência
na minha mágica”, seus outros Aspectos são: “Aprecio o silêncio e me
dou bem com ele” e “Não irei descansar com uma missão a cumprir”.
Antecedentes
Em 3D&T, os Antecedentes dos magos são vistos
como Vantagens a serem compradas. Em FAE, os
Antecedentes funcionam como Aspectos ou Façanhas – a
caracterização depende do Jogador e da permissão do
Narrador.
• Aliados e Contatos. 3D&T: Funcionam como a
Vantagem de mesmo nome. FAE: Cada aliado é anotado
como um Aspecto.
• Arcanum. 3D&T: Cada ponto gasto em Arcanum soma
+1 nos testes de especializações que sirvam para se
esconder, camuflar ou mover-se em silêncio, e impõe um -1
nos testes daqueles que tentam localizar ou encontrá-lo.
FAE: Façanha.
• Avatar. 3D&T: Cada ponto gasto funciona exatamente
igual ao Antecedente. FAE: Aspecto.
• Biblioteca. 3D&T: Cada ponto gasto funciona
exatamente igual ao Antecedente. FAE: Façanha.
• Destino. 3D&T: Cada ponto gasto funciona exatamente
igual ao Antecedente. FAE: Não aplicável.
• Influência. 3D&T: Cada ponto gasto funciona
• Maravilha. 3D&T: Cada ponto gasto funciona
exatamente igual ao Antecedente. FAE: Façanha.
• Mentor. 3D&T: Cada ponto gasto funciona exatamente
igual ao Antecedente. FAE: Façanha.
• Nodo. 3D&T: Cada ponto gasto funciona exatamente
igual ao Antecedente. FAE: Aspecto.
• Recursos. 3D&T: Cada ponto gasto funciona
exatamente igual ao Antecedente. FAE: Aspecto.
• Sonhos. 3D&T: Cada ponto gasto funciona exatamente
igual ao Antecedente. FAE: Façanha.
Esferas
Nos dois sistemas o Arete é ignorado. Em 3D&T,
as esferas são compradas como Vantagens (de 1 a 5), e em
FAE, os níveis das esferas são comprados como Façanhas.
Em 3D&T o teste de magia é feito com uma jogada
de dado e a soma do resultado com o nível da Esfera, contra
uma dificuldade estipulada pelo Narrador – o nível do
efeito é percebido (junto à tabela presente em Mago: A
Ascensão) a partir da diferença entre jogada e a
dificuldade, caso ela tenha sucesso.
Em FAE, o teste é feito somando o Aspecto (se
invocado) + Abordagem + Façanha (s) contra uma
dificuldade estipulada pelo Narrador, caso haja sucesso, a
diferença entre a dificuldade e o nível do sucesso determina
o grau do efeito mágico.
Quintessência & Paradoxo
Em 3D&T, a Quintessência substitui os Pontos de
Magia, e pode servir para potencializar qualquer magia –
mesmo aquelas que não necessitariam do uso de
Quintessência. O Paradoxo por sua vez, será idêntico ao
original, causando danos e problemas na mesma proporção.
Em FAE, a Quintessência funciona de maneira
similar aos Pontos de Destino, mas só funcionam para
testes de magia. Mas é adquirida e recuperada de outra
forma. Já o Paradoxo, continuará incomodando os magos
da mesma forma que faz no sistema original.
Exemplo de Personagem: Alex Smith
O líder da cabala dos Mapeadores do Universo, é
um membro do Culto do Êxtase de enorme conhecimento
científico, além de ser um sujeito simpático e discreto.
Costuma usar camisas com referências ao tempo, com
estampas de ampulhetas, pêndulos, relógios solares, cucos
a pele parda, olhos graúdos, usa óculos, além de ter a
cabeça raspada – tem traços levemente indianos. Fala
devagar e muitas vezes parece estar desatento.
3D&T (27 pontos) - F0, H3, R2, A1, PdF1; 10PVs,
Quintessência 10; Aliados (2 pts), Arena: Planetário (1 pt),
Arcanum (3 pts), Maravilha: Relógio Acelerador (2 pts),
Esferas: Tempo (4 pts), Espírito (3 pts), Primórdio (2 pts),
Mente (2 pts), Correspondência (1 pt), Ressonância:
Dinâmica (-2 pts);
FAE - Conceito: Iniciado Dinâmico do Culto do Êxtase;
Dificuldade: Não gosto de repetir efeitos mágicos (Ressonância
Dinâmica); Outros Aspectos: Sou muito concentrado, Devo
defender o planetário, As estrelas sempre me acompanham, Tânia é a
filha que não tive, Dablo é mais que irmão; Abordagens: Ágil:
Bom (+3), Cuidadoso: Razoável (+2), Esperto: Regular (+1),
Estiloso: Medíocre (+0), Sorrateiro: Ótimo (+4); Façanhas:
Arcanum, Maravilha: Relógio Acelerador; Esferas: Iniciado
de Tempo, Discípulo de Mente, Discípulo de Primórdio,
Iniciante de Correspondência;
3 comentários:
Cara, que é isso? Cade o contexto? É só um monte de elementos jogados.
Acho legal tentar adaptar um cenário usando outro sistema de modo a torná-lo mais simples e as vezea mais jogavel, mas ainda sim eu partícularmente com Mago, prefiro utilizar todos os recursos do sistema e cenário. Mas achei legal a iniciativa.
Fala, Rodrigo... Seguinte, cara, não é uma adaptação completa, na verdade tá bem longe de ser isso, são vários elementos jogados na tentativa de encontrar versatilidade na mesa de quem for utilizar. Em parte, espero um feedback do pessoal que for lendo, como o seu, para fazer futuramente uma segunda versão bem mais completa, com um arquivo para cada sistema, com as tabelas de referência de magia, e tal... Obrigado mesmo, mas pela repercussão, deve sair uma versão 2.0.
Eu também prefiro usar o próprio Mago: A Ascensão! Mas se há a possibilidade de testar a versatilidade do FAE e do 3D&T, por que não tentar? Óbvio que, geralmente, o genérico nem se aproxima do original, entretanto, pensando nas one-shots, poderia ser uma ideia válida, acho. Obrigado pelo comentário.
Postar um comentário