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sexta-feira, 1 de fevereiro de 2019

Além dos Mythos e do Mundo das Trevas: In Nomine, Kult e Witchcraft... E GURPS!


Apesar de não ter se tornado um grande sucesso de vendas, In Nomine, a versão norte-americana, chegou ao Brasil e conseguiu chamar a atenção de vários rpgistas! Basicamente, In Nomine trata da eterna e clichê batalha do Céu contra o Inferno, contudo, o clichê para por aí! A forma como anjos e demônios podem se enfrentar é realmente muito diversa! Em diferentes planos e níveis de realidade, e também em diferentes momentos da história. Até um suplemento para adaptar para estilo anime o jogo foi lançando. Por mais que muitos digam que a versão francesa (que saiu em espanhol também!) é mais densa e pesada, a versão da América do Norte não deve muito não, é um RPG de altíssima qualidade, e já chegou a figurar na década de noventa seu espaço na concorrência com O Chamado de Cthulhu e World of Darkness, o poderoso Mundo das Trevas! Mas não foi o único a batalhar com esses gigantes...
Kult, um RPG sueco, foi considerado muitas vezes como o melhor jogo de interpretação de papéis para adultos! Hoje, em sua quarta edição, continua reunindo fãs antigos e novos! O financiamento coletivo foi um sucesso gigantesco! E, rumores quase verdadeiros, de que pode estar vindo para o Brasil! O segundo maior mercado consumidor de RPG não podia ficar de fora! Kult trata de um auto reconhecimento, as personagens são humanos normais que descobrem a verdade por trás da realidade: somos peças em um tabuleiro infinito! Numa disputa entre deidades que resolvemos chamar de celestiais e infernais, mas isso é muito relativo (eu iria fazer uma comparação com os conceitos de esquerda e direita da política... Mas já deu! Por ora...). Tomara que os boatos se concretizem...
O querido Witchcraft, criado por C.J. Carella, que também desenvolveu RPGs para as séries Angel e Buffy, lapidou um excelente jogo de interpretação de papéis sobre magia. Apesar da atmosfera lembrar Mago: A Ascensão (principalmente a segunda edição do mesmo) e um tanto Ars Mágica, Witchcraft consegue inovar no sistema de magia e na caracterização das personagens. As sociedades de místicos são diversas e possuem pontos de vistas que no mínimo são interessantes - afinal quem pode dizer o que ou não fazer com a magia? Infelizmente, este é um cenário que dificilmente apareceria de forma oficial no Brasil, a última edição lançada nos EUA já foi há mais de 10 anos, todavia é possível adquiri-la por meio de importação seja em inglês ou espanhol.
Não podemos esquecer, claro, do clássico GURPS. A alma genérica do GURPS possibilitou que toda a equipe envolvida nas suas centenas de suplementos pudessem desenvolver uma verdade miscelânea criativa! E para RPGs de horror adulto não foram poucos... Desde GURPS Horror, GURPS Spirits, GURPS Faeries, GURPS Dragons, GURPS In Nomine (Sim! E baseado na versão estadunidense), até as versões dos clássicos da White-Wolf: GURPS Vampire: The Masquerade, GURPS Werewolf: The Apocalypse, GURPS Mage: The Ascension. O sistema genérico em questão realmente acabou por muito tempo sendo um dos conjuntos de regras favoritos de muitos adeptos do hobby, tanto aqui como lá. Infelizmente, por mais que esteja na nova e elogiadíssima 4ª edição, GURPS não tem mais uma distribuidora em solo brasileiro, o que faz com que nossas chances, que já eram curtas, de ver essas preciosidades (a terceira edição ainda teve o GURPS Horror em português, é raro encontrar, mas é possível), principalmente GURPS Spirits que é muito interessante, são bem diminutas. Mas pra quem quer se arriscar no inglês não é difícil de importar. E vale a pena.

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