Eis que um colosso sai das águas para a infinita glória... Mas um urubu golpeia-lhe o orgulho!
Meu caros, não há como não escrever sobre o que Santos e Flamengo protagonizaram ontem na Vila Belmiro! Sejamos retrógrados e chatos nas palavras, mas nunca loucos e insanos ao ponto de ignorarmos o ocorrido! Até um cão que passasse pelas portas do coliseu praiano poderia sentir as energias que estavam envolvidas no embate!
Não quero parecer pessimista ou mesmo arbitrário, mas não haverá jogo este ano, e talvez até mais, tão bom quanto o de ontem! A vontade de cada atleta foi determinante na imortalização do espetáculo... Ronaldinho Gaúcho, o experiente guerreiro dos pampas carregado de ginga mulata contra Neymar, a "Jóia da Vila", um dos poucos homens que merecem o título de craque! Uma batalha campal emocionante... Não! Emocionante é uma palavra fraca para definir o que ocorreu... ÉPICA! Sim, com certeza, meus caros: ÉPICO! O gênero literário mais próximo do que ocorreu...
O Santos vencia por três a zero, nessa altura, Neymar era fundamental... Ao lado de Ganso regiam a noite! O Flamengo estava totalmente derrotado e esperava a humilhação que ecoaria por todo Brasil... Mas o Urubu levantou-se e usou a força da experiência para vencer o peixe! Thiago Neves, Deivid e Ronaldinho Gaúcho - trituraram a defesa santista! Ronaldinho lembrou aquele moleque dos tempos que colocava a defesa de todo campeonato francês no chão! Foi maravilhoso!
Elano estava em campo? O questionamento certamente saiu de milhões de cabeças ontem... O que Elano faz na seleção brasileira? Enfim... Indagações que irão durar por muito tempo... Dignas de um clássico nacional como o de ontem: acho que era mais ou menos sobre essas situações que Eduardo Galeano expunha quando queria explanar sobre: "momentos para a eternidade"...
Independente da derrota santista e da vitória flamenguista: SIM! Meus caros, podemos admitir; TEMOS O MELHOR FUTEBOL DO MUNDO!